O Natal

A época natalícia é vivida com grande euforia pelas crianças.

 É um momento muito especial porque começam desde cedo a contagem decrescente para o grande dia – a chegada do Pai Natal e a distribuição dos presentes.

 E, porque a figura mais emblemática é sem dúvida o Pai Natal, as mamãs foram mais uma vez, envolvidas numa atividade: elaborar um pequeno pai natal reciclado para decorar a nossa árvore de natal.

Em contexto de sala esta quadra teve início com a manifestação individual do presente mais desejado e, a elaboração da carta ao velhinho das barbas brancas.

Para ajudar as crianças na contagem, para tomarem conhecimento dos dias que faltam para a tão desejada visita e, para adquirirem a noção de tempo, foi elaborado o calendário do advento utilizando para o efeito rolos de papel higiénico.

Paralelamente e, tendo como base histórias e canções alusivas ao natal, foram realizadas inúmeras atividades que proporcionaram uma grande diversidade de conhecimentos e diferentes situações de aprendizagem: foram elaborados anjinhos, renas, pais natais articulados, pinheiros e velas com figuras geométricas, pequenos pinheiros de sisal e, um presente muito especial para oferecer à família: um presépio elaborado com espátulas da garganta, igualzinho ao que foi oferecido ao Sr. Bispo Auxiliar do Porto e, um pequeno pai natal cujas barbas eram nada mais nada menos que a mão da criança contornada em espuma branca, presente que foi acompanhada por um postal – um anjo com uma ternurenta mensagem de natal.

 Nesta quadra todos gostam de receber presentes, pelo que cada criança manifestou qual a prenda que gostariam de entregar ao pai e à mãe, as quais foram posteriormente retiradas de revistas, recortadas pelas crianças e coladas numa caixa de presente previamente pintada.

O prazer da descoberta estimula a criatividade e o pensamento das crianças, por isso é de primordial importância proporcionar-lhes atividades científicas experimentais, pelo que, também nesta quadra foram realizadas duas: através da primeira o grupo foi envolvido numa “Mensagem secreta” e, na segunda, aprenderam que o som também se propaga debaixo de água, a partir da experiência “O som do sino”, tendo escutado o som do mesmo fora e dentro de água.

(fotos dos pais natais reciclados e da árvore, cartas, calendário do advento, anjos, renas, pais natais articulados, pinheiros e velas com figuras geométricas, pinheiro sisal, presépio, pais natais espuma, embrulhos, postais, presente pais, experiências)











































































Comentários

Mensagens populares deste blogue

A lagartinha comilona