A lagartinha comilona

No âmbito do Projeto “Leitura – Fator de Formação e Informação” e integrado na exploração da história “A lagartinha comilona” de Eric Carle, as crianças da turma B do JI da escola básica de Arcos realizaram algumas atividades que abrangeram as diferentes áreas de conteúdo.

Elaboraram individualmente a lagartinha comilona com pinceladas em tinta verde e vermelha; fizeram a lagartinha com círculos de cartolina, colando em cada um deles os alimentos que ela comeu em cada dia da semana, sem esquecer, claro, a lagarta grande e gorda reutilizando as caixas dos ovos, o casulo e, finalmente a borboleta que ficou muito bonita com a técnica da simetria; pintaram a lagartinha comilona obedecendo a uma sequência de cores e, não se enganaram; as crianças mais “velhinhas” contaram ainda os alimentos que a lagartinha comeu em cada dia da semana, aprendendo de uma forma lúdica e divertida, os números; e, porque uma alimentação saudável é muito importante para um bom crescimento, todas as crianças se deliciaram com um belo batido de laranja, cenoura e banana …. foi de “beber e chorar por mais” e, ajudaram na elaboração coletiva da receita.

Fizemos ainda um jogo muito divertido intitulado “Caixa surpresa”: era mesmo uma caixa velha de cartão com uns botões e uma abertura para ficar mesmo parecida com um forno e, lá dentro estava um prato que tinha uma variedade grande de alimentos partidos aos bocadinhos, uns doces, outros não e, foi muito engraçado, observar a cara “feia” de algumas crianças quando provavam um alimento que não gostavam, porque não podiam ver, pois os olhos estavam vendados.

No JI o envolvimento dos pais e encarregados de educação nas atividades realizadas em contexto de sala é primordial, pois assim têm a oportunidade de tomarem conhecimento do percurso escolar dos seus educandos e, desta forma fomenta-se também a articulação entre a escola e a família.

Daí ter surgido uma proposta de trabalho a todos os pais e EE relacionada com o tema: em contexto familiar cada criança com a ajuda da família pesquisou em folhetos publicitários alimentos para elaborar uma refeição saudável (almoço ou jantar) e, posteriormente esses alimentos foram recortados e colados no prato de plástico enviado para o efeito. O resultado foi fantástico e o grau de participação atingiu os 98%.
   













      
      


      


    

Comentários