Halloween

Durante os dias que antecederam o Halloween, mais conhecido entre nós, pelo dia das bruxas, as crianças da turma B do JI da escola básica de Arcos, realizaram alguns trabalhos que abrangeram diversas áreas de conteúdo. 

Após a leitura da história da bruxa Bublina e do gato Gráfiko, estivemos a brincar com as cores e, brincando com cada cor, as crianças foram descobrindo outras novas cores, foi muito divertido, porque enquanto umas acertavam, outras enganavam-se. 

As histórias e canções sobre as bruxas serviram para desmistificar alguns medos e, a partir delas foi possível explorarmos as emoções e as expressões faciais associadas a cada uma delas. E, porque uma bruxa que se preze anda sempre acompanhada do gato preto, também em contexto de sala cada criança elaborou o seu, a partir de duas figuras geométricas – o círculo e muitos triângulos de diferentes tamanhos. 

Cada criança pintou uma bruxinha e uma abóbora, realizou ainda duas figuras muito características do halloween – fantasminhas e morcegos, atividade que foi do agrado de todas. Para que desde cedo comecem a tomar consciência das diferentes partes do corpo, as crianças vestiram uma menina transformando-a numa simpática bruxinha, onde não faltou a vassoura, para ela dar os seus passeios.

E, porque é importante a colaboração dos pais e EE no percurso escolar das crianças, surgiu mais uma proposta de trabalho, que teve uma grande adesão: com a ajuda da criança foi decorada em contexto familiar uma coroa de cartolina preta com elementos alusivos ao halloween. 

E, porque neste dia, não são apenas travessuras, cada criança levou para casa umas deliciosas bolachinhas com o formato de algumas figuras, nomeadamente abóboras, gatos, morcegos e bruxinhas, as quais foram levadas dentro de uma malinha-abóbora que também tinha a receita, para quem quiser confecionar e degustar.





      
                  
  











     
 
  
   



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A lagartinha comilona