Chegou o Outono

Com a chegada do outono abordamos as características da natureza, os tons e as cores.
Começamos por explorar a história “O senhor mago e a folha” e com ela, foi apresentada uma proposta de trabalho a todas as mamãs: a partir de uma folha de árvore colada numa folha de papel, com alguma imaginação e criatividade, cada mamã transformou essa folha numa Anteia.
Os resultados finais demonstram bem o empenho e a participação neste desafio: as Anteias ficaram fantásticas, todas diferentes mas lindas e, claro, o senhor Antão ficou muito agradecido pelas magníficas filhas que ganhou. 
Através da tecelagem com lãs decoramos umas folhas desenhadas em cartão, dando-lhe desta forma uma nova vida. No outono as árvores ficam coloridas com folhas de várias cores (amarelas, castanhas, verdes, laranjas e vermelhas) pelo que, cada criança decorou a sua, colando no trono papéis de lustro e, finalmente cobriram-na com muitas folhas através da técnica da carimbagem.
 E, porque nesta estação do ano temos nos campos de milho a companhia do espantalho, também não nos esquecemos dele e, com a leitura da história “A chegada do outono do espantalho brincalhão” cada criança elaborou individualmente o seu, utilizando para os braços e pernas um material da natureza alusivo a esta estação: o folhelho das espigas de milho.
Após a observação da planta do milho, das espigas e dos folhelhos, foi abordada a questão da importância e utilidade do milho, que após várias fases, é transformado em farinha e, que é utilizada entre várias coisas para confecionar o delicioso pão de milho.
Em contexto de sala, não confeccionamos este tipo de pão, mas sim deliciosos pães de trigo que as crianças levaram para casa com manteiga, para degustarem em contexto familiar juntamente com a família.
O outono e a natureza são mesmo assim, brindam-nos com muita beleza e cor e, permitem simultaneamente uma grande diversidade de aprendizagens.

(fotos das Anteias, folhas tecelagem, árvores do outono, espantalhos e pães)







Comentários

Mensagens populares deste blogue

A lagartinha comilona