Os Afetos

A ideia de abordar o tema dos afetos no JI teve como objetivo básico favorecer a aceitação positiva da própria identidade e das vivências das relações interpessoais equilibradas e satisfatórias. Quando a criança inicia a sua educação no JI desperta para uma série de questões, relacionadas com os afetos, pelo que é muito importante a abordagem deste tema de forma lúdica e natural.

A relação escola/família/amigos adquire um aspeto fundamental para que a formação pessoal, social e cívica das crianças possa ser integrada de forma harmoniosa, uma vez que, o que está em jogo é a relação entre as pessoas e o mundo das emoções e dos relacionamentos. No sentido de educar as crianças para os afetos, a partilha, a solidariedade e, acima de tudo saber fazer amigos, foi explorada a história “O peixinho arco-íris” e, a partir dela desenvolvidas várias atividades que abrangeram as diferentes áreas de conteúdo. Nas artes visuais e abordagem à escrita foram decorados alguns peixes onde não faltaram as cintilantes escamas e, outros foram desenhados e que bonitos que ficaram. E, porque as personagens principais da história eram peixinhos e, porque os afetos estão intimamente ligados ao nosso coração, as crianças também aprenderam a elaborar peixinhos onde tudo tinha a forma de um coração.
   
A matemática é muito importante no desenvolvimento mental das crianças, por isso com algumas figuras geométricas (um quadrado e um círculo cortado ao meio) foram construídos corações.
   
Para fortalecer entre o grupo os laços de afeto e de amizade realizamos o divertido “Jogo dos afetos”, construímos a “Teia dos Afetos” e, aprendemos um ternurento poema sobre a “Amizade”.
 
   
E, porque os maiores e principais amigos das crianças são os pais, também eles não foram esquecidos, tendo direito a um pequeno “miminho” que estou certa, lhes encheu o coração de orgulho e alegria.
   
Todas estas atividades permitiram incutir nas crianças o verdadeiro valor da Amizade porque Ser Amigo e Ter Amigos é maravilhoso e, tal como uma planta tem que ser regada também a Amizade precisa de o ser, não com água, mas com muitos miminhos e bastantes sorrisos. O sentimento de amizade que cresceu entre nós é o que faz sentido nas interações e práticas do JI porque os amigos são companheiros para a vida e, a Amizade alimenta-nos o Coração!












Comentários

Mensagens populares deste blogue

A lagartinha comilona